Demandas Internacionais e como atendê-las? Impacto pré Copa 2014

Este é um dos temas que serão apresentados no Segundo Encontro Latino Americano de Convention e Visitous Bureaux, sabemos que há uma enorme preocupação com a organização e capacidade atender um evento de grande porte como a Copa do Mundo. O Brasil já sediou em outras ocasiões eventos de grande magnitude e até mesmo a copa do mundo, porém, nosso país não era um destino tão procurado como hoje. A conjuntura que está sendo apresentada no momento levanta muitas preocupações. No site uslatino.com destaca as várias áreas que poderão ser impactadas, e dão mair ênfase a segurança do país.


Além dos estádios -o relatório brasileiro não decide ainda entre as 18 cidades candidatas- se devem esclarecer outros pontos.

A venda de entradas foi orçada em 390 milhões de dólares por três milhões de bilhetes. Mas haverá sem dúvida uma correria a duas velocidades para os estrangeiros e os brasileiros. Porque a grande maioria dos brasileiros -150 sobre 190 milhões- vive na pobreza, e eles são o principal motor da paixão do futebol que anima o país.

O Brasil deverá fazer também esforços em matéria de alojamento. A FIFA prevê um mínimo de 55.000 quartos para 1,5 milhões de noites de hotel mas assinala, em um relatório depois que uma gira de inspeção, que mesmo que o país conta "com uma incrível capacidade em matéria de infra-estruturas hoteleiras (...) pelo menos quatro cidades terão grandes dificuldades para a organização".

Outro tema sensível que inquieta a vários observadores é a segurança em um país com alto índice de criminalidade. Mas, segundo o grupo de inspeção, "a realidade não é tão terrível como a opinião pública quer crer".

O relatório de inspeção da FIFA destaca a promessa do governo brasileiro de investir 3.300 milhões de dólares em uma campanha para reforçar a segurança daqui até 2012 e "a grande experiência" do Brasil "na hora de organizar grandes eventos".

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, indicou nesta terça-feira durante a apresentação do relatório que se tratava de uma "grande alegria e uma conquista histórica para o país e o povo brasileiro".

Teixeira também insistiu no "impacto tanto em nível social como econômico" de uma Taça do Mundo que "deixará uma herança permanente", com melhoras no âmbito do transporte, sanidade, rede de esgoto e depuração das águas, assim como na segurança".




0 comentários:

Postar um comentário