Expansão do Turismo de Negócios em Uberlândia

O Turismo de Negócios e Eventos é uma das categorias do Turismo que mais tem se desenvolvido.
Segundo o Ministério do Turismo, Turismo de Negócios e Eventos é o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social.
Uberlândia é uma das cidades do Brasil que mais tem se desenvolvido nessa área, sendo conhecida nacionalmente e até fora do país, como pólo do Turismo de Negócios e Eventos.

Confira a baixo o texto do jornalista Pablo Pacheco a respeito da expansão do Turismo de negócios em Uberlândia.

"Turismo de negócios segue em plena expansão em Uberlândia
Uberlândia já é conhecida em todo o Estado, Brasil e até mesmo no exterior por ser uma cidade pólo do turismo de negócios e eventos
Uberlândia já é conhecida em todo o Estado, Brasil e até mesmo no exterior por ser uma cidade pólo do turismo de negócios e eventos. Anualmente, mais de 1 milhão de turistas encontram no município uma infra-estrutura completa para realização de eventos, congressos, seminários e feiras. Segundo a International Congress and Convention Association (ICCA), a mais importante entidade do segmento de turismo e eventos internacionais, Uberlândia está entre as 10 cidades brasileiras mais procuradas para sediar eventos internacionais.



No ano passado, foram realizados 311 eventos em Uberlândia que geraram aproximadamente 53,6 mil pernoites, o que representa uma entrada de cerca de R$ 6 milhões, levando em consideração o valor médio de uma diária na cidade. Acompanhando o quadro de crescimento da captação de eventos para a cidade, a expectativa do Uberlândia Convention & Visitors Bureau (UC&VB) é que mesmo com a crise financeira mundial serão realizados na cidade este ano cerca de 400 eventos. Prova disso é que no primeiro quadrimestre deste ano Uberlândia recebeu 53 eventos, 10 a mais que em 2008. “É bom destacarmos que a maioria dos eventos são promovidos entre os meses de maio a novembro. É neste período que aumenta a ocupação de toda a infra-estrutura turística oferecida pela cidade como hotéis, bares e restaurantes, espaços de eventos, entre outros”, afirma o presidente do UC&VB, Armando Rodrigues da Cunha.



Até o final da primeira quinzena de maio, Uberlândia recebeu mais de 100 mil visitantes em eventos, mas a expectativa do UC&VB é que este número supere a casa de 1 milhão de pessoas, tendo em vista que em 2008 a cidade recebeu esta quantidade de visitantes. Os eventos captados até agora para o ano de 2009 geraram mais de 10,3 mil pernoites nos hotéis da cidade. Esta estimativa não inclui as pernoites de visitantes que vieram para participar de feiras, festivais e eventos locais.



O aumento da quantidade de eventos realizados em Uberlândia se deve principalmente ao trabalho realizado pelo UC&VB. Depois que a fundação foi implantada na cidade, no ano de 2000, o número de eventos aumentou significativamente. Para se ter uma idéia, em 2002, 2003 e 2004 foram realizados 54 eventos, 18 em cada ano. Com o trabalho do UC&VB, o número de eventos realizados na cidade saltou em 2005 para 98; em 2006 para 143; em 2007 para 227; e em 2008 para 311. “O trabalho não para, o UC&VB tem como um dos principais objetivos a captação de eventos para a cidade e a partir de agora, com o Projeto Turismo de Negócios da Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais e do Sebrae MG este trabalho será ainda mais intenso”, afirma o presidente do UC&VB, Armando Rodrigues da Cunha."

Fonte: http://migre.me/4FWe

0 comentários:

Postar um comentário